A Carriage Trade Gallery, em Nova Iorque, inaugurou uma exposição que celebra a fotografia de Denise Scott Brown, destacando o significado da pop art no vernáculo americano. O projeto foi iniciado por Scott Brown e exibido pela primeira vez em Veneza em 2016, os recentes eventos em Londres e Nova Iorque foram organizados pela PLANE-SITE.
A exposição, intitulada “Photographs 1956-1966”, tem co-curadoria de Andres Ramirez e apresenta 10 fotografias, todas disponibilizadas para venda limitada. Além da mostra na Carriage Trade, uma exposição simultânea está sendo realizada nas Window Galleries da Central Saint Martins, em Londres.
As fotografias da "cidade elétrica" de Las Vegas na década de 1960 e a rica arquitetura histórica de Veneza serviram como "pesquisa visual para os argumentos apresentados no seminal livro Aprendendo com Las Vegas, escrito com seu falecido parceiro Robert Venturi e Steven Izenour."
A série reflete a visão desafiadora de Venturi e Scott Brown em relação à arquitetura moderna que rejeitou o ornamento. Envolvendo-se com a complexidade do comum e do cotidiano, sua pesquisa articulou o simbolismo urbano, muitas vezes negligenciado nos círculos arquitetônicos.
A exposição “Photographs 1956-1966” permanece aberta na Carriage Trade Gallery até 22 de dezembro.
O parceiro e marido de Denise Scott Brown, Robert Venturi, faleceu em setembro de 2018, aos 93 anos.
Via: PLANE-SITE